#COMOUSAROLEOS

O que são óleos essenciais?

São a forma mais concentrada de energia vegetal. São substâncias naturais, responsáveis pelo aroma e sabor das plantas aromáticas. Voláteis e altamente concentrados, são muito potentes e, apesar de serem chamados de óleos, não são substâncias oleosas. Eles são uma mistura complexa de componentes químicos com propriedades medicinais (princípios ativos).

Recomendações de uso:

Aromatização de Ambiente
Em um difusor ultrassônico, pingue 2 gotas de óleo essencial a cada 100 ml.

Difusor Pessoal
Pingue 1 a 2 gotas de óleo essencial em um algodão e posicione dentro do orifício do colar aromático. Troque o algodão sempre que julgar necessário.

Escalda-pés
Na água de escalda-pés adicione 2 gotas de óleo essencial por litro de água morna. Inclua 2 colheres de sopa de sal grosso e agradeça o poder da natureza aos seus pés.

Inalação
Pingue 2 gotas de óleo essencial em um lenço e inale; ou prepare um inalador com 5 gotas de óleo essencial; ou 1 gota de óleo essencial em um dos pulsos, esfregue com o outro pulso e inale. Também é possível simplesmente inalar o óleo essencial diretamente do seu frasco.

Massagem
Dilua 20 gotas de óleo essencial em 100 ml de óleo vegetal a sua escolha e utilize na massagem corporal.

Banho de Imersão (Banheira ou ofurô)
Dilua 5 gotas de óleo essencial em 2 colheres de sopa de sabonete líquido vegetal, ou óleo vegetal ou mel e adicione ao banho de imersão. Nunca use óleo essencial diretamente na banheira.

Spray Ambiental Aromático
Em um frasco spray, adicione 90 ml de água mineral, 10 ml de álcool de cereais e 6 gotas de óleo essencial. Agite e use (após 24 horas) para aromatizar o ambiente.

Uso Tópico
Dilua 3 gotas de óleo essencial em 15 ml de óleo vegetal a sua escolha (15 ml ~ 1 colher de sopa) e utilize no local a ser tratado.

Compressa Aromática
Pingue 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com 500 ml de água morna ou fria (de acordo com a necessidade). Faça a compressa no local desejado com o auxílio de uma gaze, ou algodão, ou toalha ou uma fralda.

Banho de chuveiro
Pingue 2 gotas no chão de box e descubra o poder do aroma durante o banho. Para automassagem, dilua 3 gotas de óleo essencial em 1 colher de sopa de mel e aplique essa mistura num tecido ou esponja macia, esfregando-a no corpo inteiro durante o enxague.

Banho de Assento
Escolha uma bacia onde você possa sentar confortavelmente, a agua deve cobrir seu abdômen inferior. Encha com água morna e pingue 2 gotas de óleo essencial, agite bem e sente-se, permanecendo por 5 a 10 minutos.

Vaporização
Em um recipiente com 250 ml de água pré aquecida, pingue 3 gotas de óleo essencial. Inale o vapor por 1 a 5 minutos com olhos fechados e cobrindo a cabeça com uma toalha.

Máscara de Argila Facial
Em um recipiente de porcelana, adicione 1 colher de sopa de argila (a sua escolha), 1 colher de sopa de água mineral (ou soro fisiológico, ou hidrolato, ou água termal) e 1 gota de óleo essencial. Aplique uma fina camada sobre a face e o período máximo de máscara é de 20 minutos. Controle a hidratação pulverizando água durante o período de máscara.

Perfume
Em um frasco de vidro âmbar tipo roll on, combine 6 gotas de óleo essencial em 10 ml de álcool de cereais. Agite e use (após 24 horas) nos pulsos.

Terapia Capilar
Dilua 12 gotas de óleo essencial em 100 ml de óleo vegetal (a escolha será definida conforme sua necessidade). Fazer massagem no couro cabeludo seco com 5 gotas da formulação por cinco minutos. Deixar agir por dez minutos (sem aquecer). Em seguida, lave os cabelos normalmente com shampoo, de preferência linha vegetal. Este procedimento é recomendado 1x por semana.

 

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.

A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.

As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.