Todo dia é dia de renovar nossos destinos

CAPIM LIMÃO

O Capim Limão é refrescante e revigorante, com apenas uma gota já proporciona um ambiente relaxado. Sua força energética auxilia na dissolução de sentimentos negativos que estão guardados. Suas propriedades terapêuticas são focadas em limpeza, estimula a digestão e no couro cabeludo, age na limpeza do bulbo capilar e no controle da oleosidade. Nos pés, elimina toxinas e odores indesejáveis.

Nome Botânico: Cymbopogon flexuosus
Resumo:

O Capim Limão é refrescante e revigorante, com apenas uma gota já proporciona um ambiente relaxado. Sua força energética auxilia na dissolução de sentimentos negativos que estão guardados. Suas propriedades terapêuticas são focadas em limpeza, estimula a digestão e no couro cabeludo, age na limpeza do bulbo capilar e no controle da oleosidade. Nos pés, elimina toxinas e odores indesejáveis.
Nomenclatura Botânica: Cymbopogon flexuosos
Família Botânica: Poaceae
Origem: Índia
Odor: persistente, forte, limonado, herbal
Principais Componentes: Geranial e Neral
Combina bem com: Bergamota, Cedro, Lavanda Bulgária e Alecrim
Extração: Destilação a vapor das folhas

Detalhes do produto:
O óleo essencial de Capim Limão é conhecido pelo seu aroma revigorante, mas além do seu poder olfativo, ele também pode ser um ótimo auxiliar para tratamentos de couro cabeludo com excesso de oleosidade, de celulite, de acne, e também como antisséptico para infecções cutâneas promovendo regeneração celular (deve ser utilizado sempre diluído).
Ação terapêutica:
Repelente;
Anti-inflamatório;
Analgésico;
Antisséptico;
Adstringente e estimulante.

Cuidados da pele:
Útil para problemas com suor excessivo, portanto uma ótima escolha para elaboração de um desodorante natural;
Por sua ação anti-oleosidade, pode ser utilizado em tratamentos de pele oleosa e com acne, porem sempre cuidando de utilizá-lo de forma diluída.

Aspectos emocionais:
O Capim Limão acalma o sistema nervoso enquanto estimula a mente;
Aumenta a energia para concretização de ideias, um processo fundamental para que a realização ocorra de uma maneira direta e concisa;
Auxiliando na renovação de novos caminhos e novas metas, liberando as cargas negativas que envolvem as questões do passado.

Aspectos vibracionais:
O aroma do Capim Limão produz uma sensação de limpeza inspiradora, que penetra profundamente no corpo;
Essa energia é sentida como um suspiro ou uma lufada de ar, removendo obstáculos para que os raios solares invadam a mente consciente.

Dicas:
Para massagem em tratamentos de celulite, elabore uma formulação: dilua 10 gotas de óleo essencial de Capim Limão e 10 gotas de óleo essencial de Cedro em 100 ml de óleo vegetal a sua escolha e utilize na massagem corporal;
Prepare um perfume revitalizante em um frasco de vidro âmbar tipo roll on, combinando 1 gota de óleo essencial de Capim Limão, 2 gotas de Lavanda Bulgária e 2 gotas de Patchouli em 10 ml de álcool de cereais. Agite e use (após 24 horas) nos pulsos;
Para aromatização de ambiente de atividades veterinárias, utilize em um difusor ultrassônico, pingue 1 gota de óleo essencial de Citronela e 1 gota de óleo essencial de Capim limão a cada 100 ml.

Curiosidades:
O Capim Limão, ou Lemongrass, possui diversos nomes populares tais como Belgate, Belgata, Chá-de-estrada, Chá-príncipe (ou apenas Príncipe), Chá-do-gabão, Capim-cidrão, Capim-cidrilho, Capim-cidró, Capim-santo, Capim-de-cheiro, Capim da lapa, Citronela (erroneamente), Capim-cheiroso, Capim-catinga, Capim-marinho, Capim-membeca, Palha de camelo, Esquenanto e Chá de caxinde (em Angola), Caninha-de-cheiro ou Cana-de-cheiro.
É uma planta usada na medicina popular, sendo, para esse efeito, utilizadas as folhas que, em infusão, têm propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.
A sabedoria popular não falha!

Medidas de segurança:

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Desaconselhável para o uso durante a gestação, lactantes e bebês com menos de 30 meses. Dermoagressivo, usar sempre diluído.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Baudoux, Dominique. O Grande Manual da Aromaterapia, 1 Ed., Editora Laszlo, 2019.

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.