Mesmo nos dias cinzas... sou luz.

CEDRO ATLAS

Com qualidades fortalecedores e receptivas, o óleo essencial de Cedro Atlas com aroma amadeirado, notas terrosas e adocicadas fortalece o emocional, promovendo o amor próprio e a integridade. Seu uso se estende como um ótimo aliado para pernas pesadas e com varizes e também tratamento de redução de gordura localizada.

Nomenclatura Botânica: Cedrus atlantica
Família Botânica: Pinaceae
Origem: Marrocos
Odor: amadeirado, quente e balsâmico
Principais Componentes: Alfa himacaleno e Beta himacaleno
Combina bem com: Bergamota, Cipreste, Limão Siciliano, Alecrim e Patchouli.
Extração: Destilação a vapor da madeira.

Detalhes do produto:
O óleo essencial de Cedro Atlas é um ótimo tonificante e descongestionante para pernas pesadas e varizes. Lipolítico, auxilia no tratamento de celulites. Antisséptico e adstringente. Benéfico para reduzir a oleosidade e caspa do couro cabeludo.

Ação terapêutica:
Por sua atuação como descongestionante venoso e linfático, é indicado para tratamentos de pernas pesadas e com varizes;
Lipolítico útil para massagens modeladoras, age contra a celulite e no combate a gordura localizada.

Cuidados da pele:
Tônico, aumentando a resistência dos tecidos e ajudando a pele a adquirir a tonicidade e a reduzir a flacidez corporal e a gordura localizada;
Por suas propriedades adstringentes e antissépticas é um óleo essencial considerado benéfico para o estado oleoso da pele e do couro cabeludo, bem como para perda de cabelo;
Acne, seborreia, caspa, calvície, dermatite, psoríase e úlceras.

Aspectos emocionais:
O óleo essencial de Cedro Atlas, assim como os óleos essenciais de coníferas, auxilia o atravessar da agitação sazonal e outros desafios, nos fazendo permanecer sólidos, firmes e independentes, mesmo nos dias mais cinzas;
Seus efeitos são reconfortantes, aterradores e fortalecedores, com um efeito de relaxamento profundo.

Aspectos vibracionais:
O Cedro simboliza a fertilidade, a abundância e também a força espiritual. O nome Cedro se origina da palavra árabe kedron, que significa “poder”. Muitas outras culturas apreciam a capacidade do Cedro de oferecer proteção.

Dicas:
O óleo essencial de Cedro Atlas combinado com os óleos essenciais de bergamota ou tangerina será excelente para reduzir a agitação no ambiente, e esta sinergia pode ser usada para difusão atmosférica em um difusor ultrassônico, pingando 2 gotas de óleo essencial a cada 100 ml;
Para tratamento de redução da oleosidade, dilua 6 gotas de óleo essencial de Cedro Atlas, 6 gotas de óleo essencial de Alecrim Verdadeiro em 100 ml de óleo vegetal de jojoba. Fazer massagem no couro cabeludo seco com 5 gotas da formulação por cinco minutos. Deixar agir por dez minutos (sem aquecer). Em seguida, lave os cabelos normalmente com shampoo, de preferência linha vegetal. Este procedimento é recomendado 1x por semana.

Curiosidades:
O Cedro Atlas é uma espécie de cedro nativa das montanhas do Atlas da Argélia (Atlas do Tell) e de Marrocos (Rife, Médio Atlas e em alguns locais do Alto Atlas).

Quando completamente crescido, o Cedro Atlas é uma conífera de grandes dimensões, com 30 a 35 metros de altura, podendo chegar em alguns casos a 40 m, com um tronco com diâmetro entre 1,5 e 2 metros.

O Cedro Atlas forma florestas em encostas de montanhas entre os 1.370 e 2.200 m de altitude e, nesta altitude, onde no inverno as temperaturas diminuem, os dias se tornam mais curtos e as árvores da floresta perdem suas folhas, o Cedro Atlas permanece alto, forte e persistente, elevando-se ao céu, como se o frio crescente fosse seu elemento natural.

Na verdade, o Cedro Atlas precisa de seu óleo essencial como energia de aquecimento para resistir às temperaturas extremas às quais ele fica exposto.

É por este motivo que óleo essencial de Cedro Atlas é tão valioso durante o inverno, período que demanda energia extra e resistência, e usualmente nos drena emocionalmente.

Medidas de segurança
Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Desaconselhável para o uso durante a gestação.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele.

Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.