Encontre sua força interior

CIPRESTE

O Óleo Essencial de Cipreste é o óleo da limpeza do corpo físico, emocional e mental, pois ele troca a energia velha por uma nova, encorajando a força interior e auxiliando na transformação. Ajuda os problemas relacionados o stress, o excesso de trabalho e a ansiedade. Diurético, hepático e tonificante, um excelente aliado no combate a celulite e a gordura localizada. No couro cabeludo, promove a desintoxicação de produtos químicos.

Nomenclatura Botânica: Cupressus sempervirens
Família Botânica: Cupressaceae
Origem: Espanha
Odor: amadeirado, resinoso e balsâmico
Principais Componentes: Alfa pineno e Delta-3-careno

Combina bem com: Bergamota, Lavanda Bulgária, Limão Siciliano, Laranja Doce, Laranja Amarga e Alecrim.
Extração: Destilação a vapor das folhas

Detalhes do produto:
O óleo essencial de Cipreste possui notas de frente picantes e resinosas, e traços balsâmicos, o que lhe confere um aroma limpo, refrescante e lenhoso.
As antigas civilizações valorizavam o Cipreste como um medicamento terapêutico e também como um incenso purificador.

Ação terapêutica:
Por sua atuação como descongestionante venoso e linfático, é indicado para tratamentos de pernas pesadas e com varizes;
Diurético, de modo que é bom para retenção de líquidos e pode melhorar a aparência da pele que lembra “casca de laranja” (celulite), que é causada pelos tecidos encharcados de água;
Indicado para tratamentos de reumatismo, cãibras musculares, edema e má circulação;
Ajuda na eliminação do muco em patologias respiratórias tais como sinusite e tosse.

Cuidados da pele:
Por suas propriedades adstringentes e antissépticas é um óleo essencial considerado benéfico para o estado oleoso da pele e do couro cabeludo, combate o excesso de oleosidade e elimina resíduos de produtos químicos no couro cabeludo.
Adstringente, de modo que é benéfico para o excesso de sudorese;
Também pode ser usado como repelente contra insetos.

Aspectos emocionais:
O óleo essencial de Cipreste, assim como os óleos essenciais de coníferas, auxilia o atravessar da agitação sazonal e outros desafios, nos fazendo permanecer sólidos, firmes e independentes, mesmo nos dias mais cinzas;
Em particular, o óleo essencial de Cipreste auxilia no desapego e em momentos de luto, mudanças e rupturas.

Aspectos vibracionais:
O óleo essencial de Cipreste encoraja a força interior e o desenvolvimento espiritual, e reafirma a direção e o propósito do caminho de cada um;
Suporte para realizarmos decisões desafiadoras;
É energia consoladora ao término de todos os tipos de relacionamentos.

Dicas:
Em dias de pés cansados, realize um escalda-pés adicionando 2 gotas de óleo essencial de Cipreste por litro de água morna. Inclua 2 colheres de sopa de sal grosso e agradeça o poder da natureza aos seus pés;
Para massagem modeladora utilize a combinação de 6 gotas de óleo essencial de Cipreste, 6 gotas de óleo essencial de Lavanda Bulgária e 6 gotas de óleo essencial de Limão Siciliano em 100 ml de óleo vegetal a sua escolha e utilize 2x por semana durante as sessões de massagem modeladora;
Utilize o óleo essencial de Cipreste em Difusor Pessoal pingando 1 a 2 gotas de óleo essencial em um algodão e posicione dentro do orifício do colar aromático. Troque o algodão sempre que julgar necessário. Para dias de medos de mudanças, aumenta a confiança e a introspecção.

Curiosidades:
O Cipreste é uma arvore longilínea, de porte delgado e piramidal, que lembra a imagem de uma chama, é muito antiga e de uma longevidade extraordinária: até 3 mil anos!

Com longevidade extrema, o cipreste de nome Cupresses sempervirens, do latim cipreste + sempre vivo é o símbolo da imortalidade.

Resistente ao fogo e ao vento, tornou-se símbolo também da incorruptibilidade e da justiça.
Fino, ereto e longo, representa a retidão, a noção de dever.
Em suma, o cipreste é autoridade.

Medidas de segurança
Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Desaconselhável para o uso durante a gestação.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.