Sou cheiro do final de tarde no verão...

CITRONELA

Ótimo repelente. Antisséptico. Anti-inflamatório, atua contra reumatismos e dores por artrite. Útil para problemas com suor excessivo, pele oleosa e picadas de inseto. Ideal contra odores de peixe e maus odores em geral.

Nomenclatura Botânica: Cymbopogon winterianus
Família Botânica: Poaceae
Origem: Brasil
Odor: doce, fresco e alimonado
Principais Componentes: Citronelol, geraniol e citronelal
Combina bem com: Capim limão, Hortelã Pimenta, Lavandim e Tea Tree.
Extração: Destilação a vapor das folhas

Detalhes do produto:

O óleo essencial de Citronela é mundialmente conhecido por sua propriedade de repelir insetos. Mas além da sua forte ação como repelente, este óleo também pode ser usado para dores reumáticas.
Ação terapêutica:
Repelente;
Anti-inflamatório
Analgésico
Antisséptico;
Adstringente e estimulante.

Cuidados da pele:
Útil para problemas com suor excessivo, portanto uma ótima escolha para elaboração de um desodorante natural;
Por sua ação antioleosidade, pode ser utilizado em tratamentos de pele oleosa e com acne, porem sempre cuidando de utiliza-la de forma diluída.

Aspectos emocionais:
Estimulante, ameniza a fadiga e o cansaço;
Anima emoções pessimistas.

Dicas:

Em caso de cólicas, prepare uma compressa aromática: Pingue 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com 500 ml de água morna ou fria (de acordo com a necessidade). Faça a compressa no local desejado com o auxílio de uma gaze, ou algodão, ou toalha ou uma fralda;
Para massagem contra reumatismos e dores por artrite, elabore uma formulação com Massagem: dilua 20 gotas de óleo essencial de Citronela em 100 ml de óleo vegetal a sua escolha e utilize na massagem corporal.
Para aromatização de ambiente de atividades veterinárias, utilize em um difusor ultrassônico, pingue 1 gota de óleo essencial de Citronela e 1 gota de óleo essencial de Capim limão a cada 100 ml.

Curiosidades:

O convívio da população com certos insetos é comum em países tropicais, onde a ocorrência de temperaturas elevadas com a incidência de chuvas forma uma combinação propícia para a proliferação de espécies como besouros, traças, formigas e mosquitos. O lado bom é que as pragas podem ser repelidas por algumas plantas que têm nas mesmas condições climáticas um estímulo para produção.

A citronela é uma excelente opção para uso como repelente natural. Também conhecida como capim-eucalipto, capim-citronela, cidró-do-paraguai, citronela do ceilão, citronela de java e citronela.

Com odor desagradável para mosquitos, ajuda na prevenção contra dengue, malária, febre amarela, Zika vírus e Chikungunya.

É importante ressaltar que a citronela pode ser confundida com o capim-santo (erva-cidreira), cujas touceiras são muito parecidas quando estão na mesma idade. Ambas são do gênero Cymbopogon e têm folhas de cor e textura muito parecidas. Porém, quando amassadas, o cheiro de eucalipto da citronela se diferencia do cítrico da cidreira.

 

Medidas de segurança:

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Irritativo de pele, usar sempre diluído.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

⦁ Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
⦁ Baudoux, Dominique. O Grande Manual da Aromaterapia, 1 Ed., Editora Laszlo, 2019.

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.