Respire fundo comigo!

EUCALIPTO GLOBULUS

Originário da Tasmânia e da Austrália, atualmente também distribuída em distintas regiões tropicais e subtropicais, inclusive no Brasil, o Eucalipto Globulus aclimata-se facilmente, por isso é o mais disseminado.
Devido ao alto teor de 1,8-Cineol em sua composição, o óleo essencial de Eucalipto Globulus se tornou um poderoso aliado nos tratamentos de patologias respiratórias, estimulante e purificante.

 

⦁ Resumo:

Considerado o óleo essencial da respiração, o Eucalipto Globulus é a melhor escolha para problemas respiratórios, útil para sinusite, gripes e resfriados e também expectorante, mucolítico e antitérmico.

Nomenclatura Botânica: Eucalyptus globulus
Família Botânica: Myrtaceae
Origem: Brasil
Odor: fresco, de limpeza, típico do eucalipto.
Principais Componentes: 1,8-Cineol e alfa pineno
Combina bem com: Cedro, Lavanda Bulgária, Limão Siciliano e Alecrim
Extração: Destilação a vapor das folhas

Detalhes do produto:

Ação terapêutica:
Útil nos tratamentos de asma, bronquite, catarro, tosse, sinusite e dor de garganta., pois é um poderoso óleo para problemas respiratórios. É um remédio tradicional para asma, as gripes e os resfriados;
Expectorante;
Antisséptico atmosférico;
Antiviral eficaz, podendo ser de interesse particular em paciente que precisam desta proteção;
Fungicida;
Mucolitico, reduz a secreção respiratória;
Supressor de tosse;

Indicado para dores musculares, artrite reumatoide, má circulação e celulite, promovendo o aquecimento local e é anti-inflamatório.

Cuidados da pele:
Infecções, feridas, úlceras e picadas, portanto, um bom remédio para qualquer problema em que haja uma infecção. Também é um bom repelente de insetos;
Sua aplicação corporal em massagens e banhos possui ação oxigenadora além das vias respiratórias, atingindo a musculatura. Relaxa os músculos e alivia tensões provocadas pelo excesso de esforço e exercícios físicos.

Aspectos emocionais:
É um revigorante físico e mental, excelente para momentos de fraqueza;
Ativa a concentração e o foco;
Atua como refrescante e energizante quando utilizado em difusão atmosférica.

Aspectos vibracionais:
Evoca a sensação de expansão e liberdade;
O óleo essencial de Eucalipto globulus é refrescante, e vivifica os corpos emocional e mental. Desfaz a tristeza retida nos pulmões.

Dicas:

Para períodos de tratamento respiratório, escolha o óleo essencial de Eucalipto Globulus para uso no dia a dia do seu colar aromático;
Para desobstrução nasal, pingue 2 a 3 gotas n=do óleo essencial de Eucalipto Globulus no chão do box durante o banho;
Em um recipiente com 250 ml de água pré-aquecida, pingue 1 gota de óleo essencial de Eucalipto Globulus e 1 gota de óleo essencial de Hortelã pimenta. Inale o vapor por 1 a 5 minutos com olhos fechados e cobrindo a cabeça com uma toalha.

Curiosidades:

O Eucalipto Globulus é o óleo essencial da respiração, pois a sua composição majoritária é de molécula 1,8-Cineol (ou Eucaliptol). E esta informação sempre esteve presente…
Segundo publicação sobre Aromaterapia Quântica de Dr. Daniel Penoel, o sentido do nome da molécula de “cineol” corresponde completamente à ventilação pulmonar, dado que ela se encontra reunida pelo termo “Eole”, que evoca o “Deus do vento” e o termo “cine”, que se refere ao movimento (como “em cinematografia”).
Este vento posto em movimento, a nossa escala, está efetivamente ligado à respiração que entra em nós e que sai de nós de maneira rítmica, com um ritmo variável, que ao mesmo tempo indica a função à nível da atividade física, mas também, aponta para nossa condição emocional.

 

Medidas de segurança

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Desaconselhável para o uso durante a gestação, lactantes e bebês com menos de 30 meses e pessoas com histórico familiar de convulsão ou epilepsia.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.