LARANJA AMARGA

LARANJA AMARGA

O óleo essencial da Laranja Amarga levanta o ânimo auxiliando na tensão nervosa, anorexia e ansiedade. Um óleo essencial clássico para tonificação e aumentar o vigor, indicado para obesidade e retenção de líquido.

Nomenclatura Botânica: Citrus aurantium var. amara
Família Botânica: Rutaceae
Origem: Brasil
Odor: Fresco, frutado e muito similar ao da casca da fruta quando raspada
Principais Componentes: Limoneno e Mirceno
Combina bem com: Cipreste, Limão Siciliano e Lavanda Bulgária
Extração: Prensagem a frio da casca dos frutos

Detalhes do produto:

Assim como o óleo essencial de Laranja Doce, o óleo essencial de Laranja Amarga é rico em limoneno, e, portanto, utilizado para tratar as patologias das mucosas respiratórias e para aliviar as afecções congestivas da circulação venosa e linfática. Seus efeitos são similares ao da Laranja Doce quando obtidos pelos mesmos métodos de extração, prensagem a frio de suas cascas.

Ação terapêutica:
Possui propriedades antissépticas e incrementa o sistema imunológico tornando este óleo um aliado para tratamentos de gripes e resfriados;
Útil em tratamentos de aftas, indicado para uso como enxaguante bucal;
Auxilia na redução do tecido inchado, obesidade, retenção de líquido;
Indicado para tratamento de dispepsia, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável. Estimulante do trato digestivo e da vesícula biliar, de modo que é benéfico para a prisão de ventre e todos os distúrbios digestivos.

Cuidados da pele:

Em massagens modeladoras, age contra a celulite e no combate a gordura localizada.

Aspectos emocionais:
Com seu delicioso odor inspirador, auxilia nos casos de tensão nervosa, anorexia, ansiedade e depressão;
Seu aroma ajuda as pessoas a relaxar e se descontrair.

Aspectos vibracionais:
É equilibrante e revigorante, agindo positivamente sobre o esgotamento físico e mental;
É alegre e evoca memorias positivas relacionadas a saúde e felicidade.

Dicas:

Para massagem modeladora, dilua 10 gotas de óleo essencial de Laranja Amarga e 10 gotas de Óleo Essencial de Cipreste em 100 ml de óleo vegetal a sua escolha e utilize na massagem corporal.
Prepare um perfume natural em um roll-on combinando 10 ml de óleo vegetal a sua escolha, 1 gota de óleo essencial de Cipreste, 3 gotas de óleo essencial de Lavanda Bulgária e 2 gotas de óleo essencial de Laranja Amarga e se surpreenda com o vigor desta sinergia sempre que precisar, passe nos punhos durante o dia.

Curiosidades:

A Laranjeira amarga é uma árvore perene que chega a atingir 10 metros de altura, tendo folhas verde-escuras, ovais e brilhantes, e longos esporões. Existem muitas variedades diferentes desta árvore. As suas flores são brancas e muito perfumadas, e o fruto é menor e mais escuro que o da Laranjeira Doce.
E de forma fantástica, a natureza desta árvore produz, além do óleo essencial da Laranja Amarga na casca de seus frutos, mais dois óleos essenciais muito especiais.
Um deles é conhecido como o óleo essencial de Petitgrain, este óleo é extraído das folhas da árvore, recebeu esse nome porque inicialmente era obtido da destilação do pequeno fruto não maduro, o que significa “pequenos grãos”.
O outro óleo produzido por esta árvore, é o óleo essencial de Néroli que é o óleo da flor de laranjeira.
A história diz que essa essência foi nomeada por conta da princesa da cidade italiana de Nerola, chamada Anna Maria de La Tremoille, que viveu no século XVI.
Ela foi a primeira pessoa a utilizar a essência das flores de laranjeira como perfume, em suas luvas e água de banho.
O perfume tornou-se muito popular e foi batizado de Néroli.

Medidas de segurança

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Fotossensibilizante, não se expor a luz solar depois da aplicação deste óleo. Irritativo de pele, usar sempre diluído.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

 

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.