Sorria comigo!

LARANJA DOCE

Refrescante e inspirador ajudando no relaxamento e descontração, o óleo essencial de Laranja Doce traz alegria e levanta o ânimo, sendo com frequência chamado de “óleo sorridente”.
Útil como um antidepressivo, ajuda a reduzir o tecido inchado, indicado para obesidade e retenção de líquido e um facilitador dos tratamentos de manchas e excesso de oleosidade da pele.

 

Nomenclatura Botânica: Citrus aurantium var. dulcis

Família Botânica: Rutaceae

Origem: Brasil

Odor: Fresco, frutado e muito similar ao da casca da fruta quando raspada

Principais Componentes: Limoneno e Mirceno

Combina bem com: Cipreste e Lavanda Bulgária

Extração: Prensagem a frio da casca dos frutos

Detalhes do produto:

Por ser um óleo essencial rico em limoneno, é utilizado para tratar as patologias das mucosas respiratórias e para aliviar as afecções congestivas da circulação venosa e linfática.

Ação terapêutica:

Obesidade, retenção de líquido, gripes e resfriados. Ajuda a reduzir o tecido inchado, possui propriedades antissépticas e incrementa o sistema imunológico;

Dispepsia, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável. Estimulante do trato digestivo e da vesícula biliar, de modo que é benéfico para a prisão de ventre e todos os distúrbios digestivos.

Cuidados da pele:

Na estética facial, é um facilitador dos tratamentos de manchas e excesso de oleosidade da pele, regula a oleosidade e age como emoliente e adstringente ao mesmo tempo;

Associado a argila e óleos vegetais, atua como clareador de manchas, enrijecedor de tecidos e desintoxicante;

Em massagens modeladoras, age contra a celulite e no combate a gordura localizada;

Nos cabelos, combate o excesso de oleosidade do couro cabeludo e elimina resíduos de produtos químicos. 

Aspectos emocionais:

  • Tensão nervosa, anorexia, ansiedade e depressão, possui um delicioso odor refrescante e inspirador que parece ajudar as pessoas a relaxar e se descontrair;
  • Cria uma atmosfera envolvente, que oferece segurança e equilíbrio, bom para aliviar medos: o medo infantil, o noturno, o de dirigir automóveis, entre outros.

 

Aspectos vibracionais:

  • É equilibrante e revigorante, agindo positivamente sobre o esgotamento físico e mental;
  • Dissipa a negatividade. Purifica a pessoa e o ambiente, equilibrando as emoções, tirando o cansaço ou minimizando momentos de ansiedade;
  • É alegre e evoca memorias positivas relacionadas a saúde e felicidade;
  • Auxilia na terapia dos sonhos ao estimular o corpo astral, o que pode fornecer repostas para muitas tensões e medos desconhecidos. Manter um diário de sonos enquanto se utiliza a Laranja Doce é uma ferramenta significativa para se descobrir os problemas inconscientes que afetam nossa vida.

 

Dicas:

Em uma colher de sopa de mel, pingue 3 gotas de óleo essencial de Laranja Doce e coloque essa mistura na sua esponja e realize uma automassagem no banho depois daquele dia exaustivo;

Prepare uma atmosfera alegre para receber pessoas queridas, utilize um difusor ultrassônico de ambiente adicionando 2 gotas de óleo essencial de Laranja Doce por 100 ml de água;

Prepare um perfume natural em um roll on combinando 10 ml de óleo vegetal a sua escolha, 1 gota de óleo essencial de Patchouli, 3 gotas de óleo essencial de Lavanda Bulgária e 2 gotas de óleo essencial de Laranja Doce e se surpreenda sempre que precisar de alegria e estímulos positivos emocionais durante o dia.

  • Curiosidades:

 

A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome narang. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante da Ásia, passando a denominar-se narang. Da Ásia chegou à Europa através de Portugal.

Um dos primeiros locais da Europa onde se iniciou o cultivo da laranja foi na França, os franceses adaptaram o nome narang para Orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra or, em francês, significa ouro.

Em várias culturas, os seus frutos foram conhecidos como “maçãs do paraíso”. É possível ver em pinturas antigas os frutos da “Árvore da Ciência” representados por laranjas.

Na mitologia, o pomo de ouro (ou maçã de ouro) é um elemento recorrente em lendas e contos de fadas. Geralmente, os heróis devem resgatar a maçã escondida ou roubada pelos vilões.

O jardim das hespérides era considerado o mais belo de toda a Antiguidade. Quando Hera se casou com Zeus, recebeu de Gaia como presente de núpcias, algumas maçãs de ouro. Hera as achou tão belas que as fez plantar em seu jardim, no extremo Ocidente.

O jardim das hespérides era conhecido como jardim dos imortais, pois continha um pomar que abrigava árvores mágicas de onde nasciam os pomos de ouro, considerados fontes de juventude eterna.

Em diversas línguas, laranjas são consideradas as maçãs douradas.

Por exemplo, os termos grego χρυσομηλιά e latim pomum aurantium descrevem laranjas como maçãs. Outras línguas como alemãofinlandêshebraico e russo possuem etimologias mais complexas para a palavra laranja que possuem a mesma origem.

Uma das razões para se considerar a laranja como mágica em tantas histórias é o fato de dar flores e frutas simultaneamente, diferente de outras frutas.

 

O Jardim das Hespérides Por Frederick, Lord Leighton, 1892

 

  • Medidas de segurança

 

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:

 

 

não há referências encontradas na literatura pesquisada

Contraindicações: Fotossensibilizante, não se expor a luz solar depois da aplicação deste óleo. Irritativo de pele, usar sempre diluído.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.