Alivio suas tensões e recarrego sua calma

LAVANDIN

O óleo essencial de Lavandin é um híbrido natural da Lavanda verdadeira (ou Lavanda fina) e da Lavanda spike das regiões mediterrâneas da França, onde as duas espécies coexistem na faixa de 600 a 900 metros de altitude, tendo a forma e o aroma, e também a “mistura das qualidades” de suas espécies originárias. Esta hibridização ocorreu devido a ação de abelhas que transportavam o pólen de flor em flor.

Nomenclatura Botânica: Lavandula hybrida
Família Botânica: Lamiaceae
Origem: França
Odor: lembra o de lavanda verdadeira, porém mais penetrante, fresco e canforáceo
Principais Componentes: Linalol, Acetato de linalila, Cânfora e Eucaliptol
Combina bem com: Eucalipto Globulus e Lavanda Bulgária
Extração: Destilação a vapor das flores

Detalhes do produto:

Devido a composição química com presença de álcool, éster e cetona terpênica, o óleo essencial de Lavandin é indicado principalmente por suas propriedades de relaxamento muscular, e também propriedades antivirais e mucolíticas.

Ação terapêutica:
Antiespasmódico potente, usados para tratar os espasmos musculares. Acalmando ou neutralizando as contrações involuntárias dos músculos. Indicado para espasmos digestivos, dores como cólicas hepáticas ou renais e dores uterinas das mulheres.
Útil para alívio de contratura muscular, uma das causas mais frequentes de dor nas costas, em cima dos ombros e no pescoço, mas ela pode ocorrer em qualquer outra área do corpo. Além disso, é comum seu aparecimento na panturrilha e nas coxas devido ao acúmulo de ácido lático produzido durante a prática de exercícios físicos.

Analgésico permite o uso em dores inflamatórias do tecido cutâneo e do sistema locomotor, portanto trata dores originadas de tensão, excesso de esforço físico, pancadas, torcicolos, cólicas menstruais e estomacais, espasmos musculares, tendinites, dores nos pés e nas costas;
Por possuir ésteres como a lavanda verdadeira (porém em menor quantidade), também ajuda a tranquilizar nervos, atuando como um calmante, relaxante e sedativo;
A presença de eucaliptol neste óleo essencial justifica o seu uso para todo tipo de infecção virótica ou bacteriana cujas complicações repercutem no aparelho respiratório.

Cuidados da pele:
É um ótimo cicatrizante, auxiliando no tratamento de dermatites infecciosas;
Auxilia no relaxamento muscular facial, resultando em atenuação de marcas de expressão mais tensas;
Bom aliado em tratamentos de psoríase e dermatite, inclusive em ocorrências no couro cabeludo.

Aspectos emocionais:
Ajuda a atravessar momentos de esgotamento físico e mental;
É tranquilizante, proporcionando paz e harmonia.

Aspectos vibracionais:
É especificamente útil como um purificador para arejar ambientes;
Afasta as energias negativas após momentos conturbados de discussões e brigas.

Dicas:
Para relaxamento dos músculos, massageie no local uma sinergia de 3 gotas de óleo essencial de Lavandin diluídas em 1 colher de sopa de óleo vegetal de Abacate;
Para criar relaxamento da mente e acalmar ansiedades experimente usar em seu colar aromático, apenas 1 gota por dia;
Para ajudar na assepsia de feridas, pingue 3 gotas de óleo essencial de Lavandin em uma gaze e aplique a gaze no loca;
Para melhorar o estado de alerta e combater a fadiga mental, combine o óleo essencial de Lavandin com o óleo essencial de Alecrim ou Limão Siciliano e experimente essa sinergia em seu colar aromático;
No combate de insônia e ansiedade, o óleo essencial de Lavandin combina com a Bergamota.

 

Curiosidades:

São muitas as variedades que surgem espontaneamente pela polinização por cruzamento de espécies pelas abelhas.

Os arbustos de Lavandin resultantes do cruzamento da Lavanda verdadeira e a Lavanda spike possuem muita semelhança em floração com a lavanda, porem a sua floração ocorre em um galho com três ramificações, seus arbustos são mais altos e apresenta uma coloração mais escura.

 

 

Medidas de segurança

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Desaconselhável para o uso durante a gestação, lactantes e bebês com menos de 30 meses e para pessoas com histórico familiar de convulsão ou epilepsia.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.