Vamos esclarecer as ideias?

LIMÃO SICILIANO

O óleo essencial de Limão Siciliano é um dos mais famosos entre os cítricos. Apresenta um aroma cítrico delicioso atuando positivamente no cansaço mental e na estafa. Protege e estimula os sistemas do corpo e anima as emoções. É útil em diversas situações, desde como antisséptico e adstringente a tonificante indicado para tratamentos de insuficiência venosa, flebite e trombose.

Nomenclatura Botânica: Citrus limon
Família Botânica: Rutaceae
Origem: Brasil
Odor: Fresco, com saída cítrica intensa e limonado
Principais Componentes: Limoneno, terpineno, beta pineno e alfa pineno
Combina bem com: Eucalipto Globulus e Lavanda Bulgária
Extração: Prensagem a frio dos frutos

Detalhes do produto:

Por ser um óleo essencial rico em limoneno, é utilizado para tratar as patologias das mucosas respiratórias e para aliviar as afecções congestivas da circulação venosa e linfática.

Ação terapêutica:
Excelente desinfetante atmosférico e de contato, indicado para a manutenção da qualidade do ar nos períodos epidêmicos de gripes e viroses.
Anti-infeccioso, antibacteriano e antiviral;
Ação fluidificante do sangue;
Indicado para má circulação, tratando varizes e reumatismo;
Melhora o sistema digestivo, inchaço e congestão hepática;
Útil para infecções respiratórias como bronquite, sinusite e dores de garganta.

Cuidados da pele:
Útil para tratamentos detox e de combate a celulite, pois é um poderoso lipolítico e desintoxicante venoso e linfático;
Indicado para tratamentos de caspas principalmente para as de origem seborreica;
Tônico e estimulante, aumentando a resistência dos tecidos e ajudando a pele a adquirir a tonicidade e a reduzir a flacidez corporal, principalmente das regiões do abdômen, das nádegas e das coxas.

Aspectos emocionais:
Ativa a mente, trazendo clareza mental;
Seu aroma cítrico, levemente adocicado, é estimulante, alegre e cheio de energia. Ótimo para equilibrar o ambiente em quadros depressivos, de estafa e em ambiente tensos;
Uma excelente opção para animar o ambiente com pessoas acamadas;
Combate apatia e desânimo.

Aspectos vibracionais:
Aumenta a alegria interior e o otimismo;
A mente se concentra, alcançando os pensamentos abstratos que colocam o espírito em ação;
É um bálsamo purificador para todos os corpos, e reanima os ânimos deprimidos.

Dicas:

Para náuseas durante a gestação, pingue 3 gotas de óleo essencial de limão siciliano em um pano limpo e respire…
Em caso de pés cansados e inchados, prepare um escalda-pés adicionando 2 gotas de óleo essencial por litro de água morna. Inclua 2 colheres de sopa de sal grosso e agradeça o poder da natureza aos seus pés;
Em períodos de estafa mental, escolha o óleo essencial de Limão siciliano para uso diário no seu colar. Pingue 1 a 2 gotas de óleo essencial em um algodão e posicione dentro do orifício do colar aromático. Troque o algodão sempre que julgar necessário.
Em uma atmosfera pesada com pessoas tristes, utilize em um difusor ultrassônico, pingue 2 gotas de óleo essencial a cada 100 ml. Combine com a lavanda Bulgária e se surpreenda.

Curiosidades:

O Limão Siciliano é amplamente considerado uma panaceia para os problemas infecciosos. Protege e estimula os sistemas do corpo e anima as emoções.
Na mitologia grega, Panaceia (ou Panacea em latim) era a deusa da cura. O termo “panaceia” também é muito utilizado com o significado de remédio para todos os males.

Medidas de segurança

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Fotossensibilizante, não se expor a luz solar depois da aplicação deste óleo. Irritativo de pele, usar sempre diluído.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.