Sinta-se leve

MANDARINA

Um óleo essencial que energiza e traz descontração para o ambiente. Útil como um antidepressivo, ajuda a reduzir o tecido inchado, indicado para obesidade e retenção de líquido.

Nomenclatura Botânica: Citrus nobilis
Família Botânica: Rutaceae
Origem: Brasil
Odor: Fresco, frutado e muito similar ao da casca da fruta quando raspada
Principais Componentes: Limoneno e Terpineno
Combina bem com: Limão Siciliano, Laranja Doce, Laranja Amarga e Lavanda Bulgária.
Extração: Prensagem a frio da casca dos frutos

Detalhes do produto:

Por ser um óleo essencial rico em limoneno, é utilizado para tratar as patologias das mucosas respiratórias e para aliviar as afecções congestivas da circulação venosa e linfática.

Ação terapêutica:
Indicado em caso de obesidade e retenção de líquido. Ajuda a reduzir o tecido inchado;
Possui propriedades antissépticas;
Incrementa o sistema imunológico;
Dispepsia, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável. Estimulante do trato digestivo e da vesícula biliar, de modo que é benéfico para a prisão de ventre e todos os distúrbios digestivos.

Cuidados da pele:
Em massagens modeladoras, age contra a celulite e no combate a gordura localizada auxiliando no processo desintoxicante;

Aspectos emocionais:
Indicado para comportamento de ansiedade e depressão, o odor frutado ajuda na liberação do pensar e assim ser mais espontâneo;
Cria uma atmosfera alegre e descontração, harmonizando as pessoas.

Aspectos vibracionais:
É equilibrante e revigorante, agindo positivamente sobre o esgotamento físico e mental;
É alegre e evoca memorias positivas relacionadas a saúde e felicidade.

Dicas:

Para constipação intestinal, realize massagem com a seguinte formulação: Dilua 3 gotas de óleo essencial de Mandarina em 15 ml de óleo vegetal a sua escolha (15 ml ~ 1 colher de sopa);
Para tratamento de estrias, combine 10 gotas de óleo essencial de Mandarina com 10 gotas de óleo essencial de Lavanda Bulgária em 100 ml de óleo vegetal de Amêndoas Doces e utilize no local desejado a noite após o banho;
Para salas de espera promova o bem estar realizando a difusão atmosférica através de um difusor ultrassônico de ambiente adicionando 1 gotas de óleo essencial de Mandarina e 1 gotas de óleo essencial de Laranja Amarga por 100 ml de água.

Curiosidades:

O óleo essencial de Mandarina (Citrus nobilis) tem um aroma intenso, bastante doce e fresco, característico, mas mais aromático e menos ácido.
A espécie Citrus nobilis é conhecida como um Tangor com o nome de King ou “Rei do Sião”.
O Tangor é um híbrido da Laranja Mandarina (ou Tangerina, Citrus reticulata) e da Laranja Doce (Citrus sinensis).

O nome “Tangor” é uma formação do “Tang”, de Tangerina e o “or” da palavra laranja em inglês, orange. É confundido muita das vezes com uma laranja normal.
As árvores de Mandarina são menores que as laranjeiras com folhas e frutos menores.

Mas também traz à lembrança das tradicionais frutinhas da China, a Mandarin Orange, usada como um dos símbolos de boa sorte durante as celebrações de ano novo chinês. O nome provém do fato que era um presente tradicional aos mandarins da China. Funcionários reais do império chinês.

Medidas de segurança

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Fotossensibilizante, não se expor a luz solar depois da aplicação deste óleo. Irritativo de pele, usar sempre diluído.

Precauções:
Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Hoare, Joanna. Guia Completo de Aromaterapia. 1 Ed. Editora Pensamento, 2010

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta com formação no Brasil e na França pela Oshadhi Training Center. E foi com à Aromaterapia que se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza, através dos Óleos Essenciais e todos os outros recursos da aromaterapia. Fundou a La Morenita, com o objetivo de divulgar os conhecimentos e os recursos da Aromaterapia com excelência. Autora do Curso Aromas com Você, uma metodologia que oferece um conhecimento amplo, de qualidade, consciente e seguro de usar os recursos da Aromaterapia.