Eu sou o guerreiro da Aromaterapia!

TEA TREE (MELALEUCA)

Coroado como um “doutor” óleo essencial frente a sua versatilidade e potencial medicinal, o consumo do óleo essencial de Tea Tree encontra-se disperso em todo o mundo, sendo amplamente utilizado pelas indústrias farmacêutica, cosmética, higienizante, dentre outras.
Trata-se de um óleo essencial de muitos usos, eficaz para primeiros socorros genéricos. Antibiótico natural, antisséptico, antiviral, bactericida, expectorante, fungicida, inseticida e estimulante fazem parte da lista de suas propriedades.

Nomenclatura Botânica: Melaleuca alternifolia
Família Botânica: Myrtaceae
Origem: Austrália
Odor: distinto, picante, balsâmico.
Principais Componentes: Terpinen-4-ol, gama terpineno e alfa terpineno
Combina bem com: Cipreste, Eucalipto Globulus, Lavanda Bulgária, Limão Siciliano, Mandarina, Laranja Doce, Laranja Amarga e Alecrim.
Extração: Destilação a vapor das folhas

Detalhes do produto:

A composição química majoritária é de álcoois terpênicos e terpenos, consagrando o Tea Tree um óleo essencial anti-infeccioso de largo espectro de ação, um poderoso antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório, antiviral e inseticida.

Ação terapêutica:
Indicado para gripes, resfriados, febre e infecções, pois é um estimulante muito poderoso do sistema imunológico, ajudando a aumentar as defesas do corpo contra organismos invasores;
Útil em tratamentos de asma, bronquite, tosse e sinusite, ajuda na desobstrução dos seios nasais congestionados e infecções respiratórias;
Ideal para todas as afecções buco dentárias: aftas, gengivites, estomatite, periodontite, abcesso dentário, infecções bucais diversas;
Evita a ocorrência de fungos, trata frieiras e feridas nos pés;
Em tratamento capilar, a indicação do óleo essencial de Tea Tree é quando há a ocorrência de excesso de sebo. Também tratamentos de caspa e piolho.

 

Cuidados da pele:
Indicado para tratamento de acne, erupções cutâneas, pele oleosa;
Em ocorrência de mordidas e picadas de insetos;
Tratamentos de micoses de unha, aftas, herpes, furúnculos e acnes.

Aspectos emocionais:
O uso do Tea Tree no ambiente limpa e purifica, evitando infecções aéreas, combinando com o óleo essencial de capim limão, traz uma atmosfera purificadora, e combinando com o óleo essencial de lavanda, uma atmosfera harmônica e protetora.

Aspectos vibracionais:
Reflete a energia da alma, nosso lado sombrio começa a se transformar em um corpo radiante, aí está o a energia revigorante do Tea Tree.

Dicas:

Em caso de dores de ouvido, dilua 2 gotas de óleo essencial de Tea Tree em 1 colherzinha de óleo vegetal. Passe a formulação na palma da mão e posicione a mão em forma de concha sobre o ouvido (não pingue internamente);
Pingue uma gotinha de óleo essencial de Tea Tree na sua máscara de proteção antes de usá-la;
Pode ser usado (em combinação com o óleo essencial de Lavanda) no tratamento de espinhas e acne. Aplicado em um cotonete, sem ser diluído, no centro da pústula, ele rapidamente reduzirá o problema.

Curiosidades:

O Tea Tree, ou Melaleuca ou árvore de chá é uma planta originária da Austrália, um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo.
O Tea Tree é considerado lendário por ser uma planta medicinal utilizada há muito tempo pelos aborígenos australianos.
Passou a ser conhecido no ocidente a partir da expedição do capitão James Cook, que em 1770 aportou na baía de Botany, Austrália, e observou os aborígenos fazerem chá e também banhos com as folhas de uma árvore, usada com finalidades medicinais.
O botânico da expedição, Joseph Banks, coletou amostras das folhas de diferentes espécies de Melaleucas usadas neste chá nativo, e acabou por dar-lhes o nome de “Tea Tree” ou “árvores de chá”.
Assim ele carregou para a realeza inglesa esse conhecimento, conta-se que ele levou mudas, mas elas não resistiram…

Em 1920, o Dr. Artur Penefold, um químico do governo em Sidney, Austrália, recebeu o crédito pelo início da pesquisa clínica em seres humanos e documentação dos diversos benefícios associados com o óleo de Tea Tree.
Seus estudos determinaram a potencialidade do óleo de Tea Tree frente a bactérias e fungos
Os resultados de suas pesquisas foram além das expectativas. O óleo de Tea Tree veio a ser tão valorizado pelo governo australiano que, na Primeira e Segunda Guerras Mundiais, todos os envolvidos na produção e fornecimento deste óleo foram dispensados do serviço militar com o objetivo de suprirem a demanda dos soldados britânicos e australianos nas frentes de batalha.
O óleo entrou na maleta de primeiros socorros de todos os soldados, e era chamado de “kit medicinal engarrafado”.

Medidas de segurança

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: não há referências encontradas na literatura pesquisada

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Baudoux, Dominique. O Grande Manual da Aromaterapia, 1 Ed., Editora Laszlo, 2019.

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

sobre a Autora

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.