Litsea cubeba

LITSEA CUBEBA ou MAY CHANG

Um aroma delicado e cítrico com efeito inspirador, muito útil para combater problemas emocionais e psicológicos. Antitérmico. Antisséptico, excelente para purificação do ambiente. Analgésico. Calmante, tranquilizante e relaxante.

Nomenclatura Botânica: Litsea Cubeba
Família Botânica: Lauraceae
Origem: China
Odor: doce, fresco, intenso e penetrante com notas frutadas
Principais Componentes: Neral, Geranial, Limoneno e Alfa pineno
Combina bem com: Alecrim, Bergamota, Lavanda Bulgária, Laranja Doce, Laranja Amarga e Tea Tree.
Extração: Destilação a vapor dos frutos

Detalhes do produto:

O óleo essencial de Litsea cubeba é dominado pelos aldeídos terpênicos, as moléculas de citral geranial e neral, orientando seu emprego terapêutico em atividade anti-inflamatória, analgésica e sedativa. Essa característica faz deste óleo essencial uma ótima opção para patologias reumáticas, articulares e tendinosas, sem esquecer todas as demais que afetam o tecido nervoso.

Ação terapêutica:
Calmante, tranquilizante e relaxante;
Anti-inflamatório;
Regenerador cutâneo, cicatrizante indicando seu uso em casos de micoses.

Cuidados da pele:
Sua ação fungicida torna este óleo uma ótima opção para pé de atleta;
Útil para problemas com suor excessivo, portanto uma ótima escolha para elaboração de um desodorante natural;
Exerce um efeito tonificante e adstringente na pele oleosa.
Por sua ação antioleosidade, pode ser utilizado em tratamentos de pele oleosa e com acne, porem sempre cuidando de utilizá-la de forma diluída.

Aspectos emocionais:
Alivia a tensão nervosa e problemas relacionados com o stress, seu aroma é inspirador e estimulante, ajudando a levantar o ânimo e aliviar o stress e a tensão, especialmente na presença de um histórico de depressão e preocupação;
Ajuda a diminuir a irritabilidade.

Aspectos vibracionais:
Seu aroma inspirador afasta as emoções negativas;
Ideal para purificação de ambientes;
Acolhedor, suaviza o sentimento de desamparo.

Dicas:

Para aromatização e purificação de ambiente, utilize em um difusor ultrassônico, pingue 1 gota de óleo essencial de Litsea cubeba e 1 gota de óleo essencial de Capim limão a cada 100 ml;
Para melhorar o humor no ambiente, utilize em um difusor ultrassônico, pingue 1 gota de óleo essencial de Litsea cubeba e 1 gota de óleo essencial de Mandarina a cada 100 ml;
Após um dia exaustivo de stress, no banho de chuveiro pingue 2 gotas de óleo essencial de Litsea cubeba no chão de box e descubra o poder do aroma durante o banho;
Máscara de Argila Facial: Em um recipiente de porcelana, adicione 1 colher de sopa de argila (a sua escolha), 1 colher de sopa de água mineral (ou soro fisiológico, ou hidrolato, ou água termal) e 1 gota de óleo essencial de Litsea cubeba Aplique uma fina camada sobre a face e o período máximo de máscara é de 20 minutos. Controle a hidratação pulverizando água durante o período de máscara.

Curiosidades:

O óleo essencial de Litsea cubeba também é conhecido como Pimenta Chinesa, ou Pimenta da Montanha ou May Chang. Tem folhas e flores pequenas com cheiro de limão, e frutos em forma de pimenta, de onde deriva o nome de “cubeba”. Sua fragrância é muito apreciada na perfumaria e cosmética.

Medidas de segurança

Se usado em doses fisiológicas e terapêuticas adequadas:
Toxicidade: não há referências encontradas na literatura pesquisada
Contraindicações: Desaconselhável para o uso durante a gestação, lactantes e bebês com menos de 30 meses e para pessoas com histórico familiar de convulsão ou epilepsia. Irritativo de pele, usar sempre diluído.

Precauções: Manter fora do alcance de crianças e animais. Não ingerir. Não usar puro sobre a pele. Em caso de contato com os olhos e/ou mucosas lave com água em abundância. Em caso de irritação ou ingestão, suspender imediatamente o uso e procurar um médico, levando o rotulo do produto. Manter em local fresco, seco e longe da luz. Uso externo.

Principais Referências:
Atenção

Tisserand, Robert and Rodney Young. Essential Oil Safety, 2nd ed., Churchill Livingstone Elsevier, 2014;
Baudoux, Dominique. O Grande Manual da Aromaterapia, 1 Ed., Editora Laszlo, 2019.

Os óleos essenciais são substâncias concentradas. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação.
A Zoe Bem Estar e Paula Siquara não se responsabilizam pelo uso indevido dos produtos aqui apresentados.
Na dúvida, siga a orientação de um Aromaterapeuta.
As informações contidas neste guia são baseadas em referências bibliográficas. Não devem substituir a avaliação médica e não tem a finalidade de recomendar tratamento.

PAULA SIQUARA

SOBRE A AUTORA

Paula Siquara é Mestre em Engenharia da Ciência dos Materiais pela UFRJ, Aromaterapeuta e Psicoterapeuta com formação no Brasil e na França. Com a Aromaterapia se encontrou podendo unir todo o seu conhecimento científico com as riquezas que nos são oferecidas pela natureza através dos Óleos Essenciais. Autora do Curso Aromas com Você que tem como objetivo multiplicar a sua paixão pelos Óleos Essenciais com conteúdo de qualidade e segurança, além é claro, com o respeito que a Aromaterapia merece! E aceitou o convite da Zoe para divulgar os conceitos de bem estar e saúde, aliados aos Óleos Essenciais.